Vereadores mirins em Barra Velha


Projeto educacional do Poder Legislativo seleciona Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas como ponto de partida das sessões itinerantes; alunos puderam acompanhar propostas e desempenho dos parlamentares mirins.

Com aprovação de três indicações e discursos de todos os nove parlamentares, a tarde de 28 de junho, quarta-feira, foi proveitosa para o início das sessões itinerantes da Câmara Mirim 2017 em Barra Velha. A unidade de ensino escolhida foi a Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas, a maior da rede municipal de ensino, no bairro São Cristóvão.

Juntos, os parlamentares Kauan Julio Rodrigues, Ellen Rayanni dos Santos, Kamila Jacques da Silva, Gabriel Moraes, Eduardo Ceolin, João Victor Silva e Eduarda Aviz, liderados pelo presidente Rhawnader Freitas Silva, puderam apresentar seus trabalhos e possibilitar aos demais estudantes, reunidos na quadra esportiva coberta da escola, a conhecer os trâmites de uma sessão legislativa.

Em geral, os vereadores mirins falaram de suas experiências e propostas já aplicados nas primeiras sessões legislativas do projeto educacional, uma parceria entre a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura e a Associação de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi). A sessão foi prestigiada pelos vereadores Professor Juliano Bernardes (PMDB) e Marcelo Nogaroli (PMDB), além da diretora da instituição, Andreia Testoni, e da coordenadora do programa nesta mesma unidade, a professora Marta Montibeller.

Os coordenadores do programa pelo Poder Legislativo, Paulo Roberto Leite e Claudionir Arbigaus, o Pulga, além da representante da Secretaria de Educação local, Lúcia Harrote, também marcaram presença.

Os mirins conseguiram fazer discursos claros, superando o nervosismo de pela primeira vez estarem diante do grande público estudantil, falando por exemplo, da viagem feita ao Governo do Estado, em Florianópolis, e de suas principais propostas nestes meses de atuação. João Victor, da Escola Básica Manoel Antônio de Freitas, fez o discurso mais amplo, demonstrando clareza de ideias; Kauan Júlio chamou atenção ao falar de improviso, sem uso de papel; Kamila, Gabriel, Ellen, Maria Eduarda e Eduardo agradeceram a atenção dos presentes ao trabalho dos mirins. Já Rhawander, para discursar, passou a presidência para Maria Eduarda, confirmando conhecimento do regimento interno, que exige que o vice-presidente da mesa diretora assuma para o presidente poder falar. Rhawander e Kamila são alunos da própria Gasino; já Maria Eduarda e Eduardo integram a Escola Querubins do Tempo, e Gabriel, a Escola Formação. Ellen estuda na Manoel de Freitas, e Kauan Júlio, na Escola de Educação Básica David Pedro Espindola, também no São Cristóvão.

A diretora Andreia Testoni, além das professoras Marta Montibeller e Lucia Harrote também falaram sobre a importância da Câmara Mirim no conhecimento das leis e das funções do Legislativo; Andreia destacou a valorização destes estudantes como futuros cidadãos de direito; e Lúcia Harrote lembrou do caso relatado por um ex-vereador mirim, que disse, em edições anteriores do programa, que ao final de sua legislatura, confessou à professora que já tinha firmeza para falar em público e não mais precisava anotar no papel para discursar.

Saiba mais

A Câmara Mirim é um projeto instituído pela ex-vereador Márcia Aguiar (DEM), que atua nas escolas barra-velhenses selecionando estudantes para vivenciarem a vida política, como parlamentares mirins – vários deles apresentando projetos e outros discutindo as propostas e votando.

Os mirins também participam de viagens de estudo a outras câmaras de vereadores, cursos como o de oratória e interagem com estudantes de várias partes. Em 2016, as edições foram coordenadas pelos ex-presidentes Nivaldo Ramos (DEM) e Marciel Berlin (PSB), além da ex-vereadora Marsileia Reits (PSB). A próxima sessão dos mirins barra-velhenses será dia 11 de julho, de volta ao Plenário Getúlio Bittencourt, na sede da Casa de Leis, à Rua Pedro Alcântara de Freitas, n° 125, no centro.

Câmara de Vereadores Assessoria de Comunicação Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 809


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com