Vereador Maurício Simas visita Bombinhas para conhecer experiências referenciais


O vereador Maurício de Simas (PSD), de Barra Velha, cumpriu agenda oficial dia 4 de maio na Prefeitura de Bombinhas, juntamente com o diretor legislativo Paulo Roberto Leite, para uma reunião com a prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT) e seu vice Paulinho Dallago Müller (PSD). Em pauta, a busca de informações sobre o projeto referencial que a Prefeitura de Bombinhas desenvolve visando a castração e instalação de chips de identificação dos cachorros de rua.

“Temos o objetivo de trazer esse projeto para Barra Velha, e estamos estudando a forma melhor de desenvolvê-lo e ir rumo à obtenção de recursos”, antecipa Simas, que é defensor da causa animal e está envolvido com as demandas da questão dos cães e gatos abandonados na cidade.

De acordo com o vereador, a prefeita Paulinha se mostrou prestativa, e decidiu repassar a experiência de seu Município sobre o tema. O controle da população de cães e gatos de Bombinhas é feito pelo Centro Público de Vigilância Animal (CVA) desenvolvido pela prefeita.

O setor executa cirurgias prioritárias em animais de rua, e segundo o vereador Maurício, também proporciona o benefício aos animais que têm tutores ou família cuidadora, independente da situação financeira da pessoa. Somente em 2015, o número de castrações efetuadas pelo CVA já ultrapassou a marca de 4.000 cirurgias, num trabalho do veterinário Rubens Marcante, trabalho que além do controle populacional destes animais, previne doenças, fugas e brigas, entre outras situações que ameaçam a saúde pública. Em Bombinhas, os moradores tutores são incluídos numa lista de espera para poder castrar seus animais. O CVA entra em contato e repassa as orientações necessárias. O projeto acabou virando referência no litoral, e Porto Belo, por exemplo, correu atrás para também implantar o seu centro.

10 baias de acolhimento

No CVA, os animais são recebidos no período da manhã, o proprietário assina uma ficha de autorização cirúrgica, e os bichinhos são devolvidos no período da tarde, quando ocorre o período de observação pós-cirúrgica, limpeza e desinfecção do ambiente e esterilização dos instrumentais cirúrgicos.

O prédio do CVA possui 10 baias de acolhimento e além dos procedimentos cirúrgicos, promove atendimento aos animais de rua, quando machucados ou doentes. Bombinhas ainda conta com atividades educativas como o “Programa Posse Responsável”, que orienta sobre os cuidados antes de se adquirir um animal.

Maurício destaca que Barra Velha precisa desenvolver projeto do gênero. Ele se colocou à disposição para ir a Florianópolis encaminhar esse projeto e captar recursos. “Precisamos solucionar o crescente problema que temos em Barra Velha, com o crescimento da população canina, aumento das zoonoses, e estender a iniciativa ao Sítio de Medeiros, que acolhe os cães de rua.

Câmara de Vereadores Assessoria de Comunicação, com informações da Assessoria do Vereador Maurício e Prefeitura de Bombinhas Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 809


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com