Balneário Piçarras: Secretaria de Saúde atinge os 100% de informatização

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras concluiu o processo de informatização do sistema municipal. Agora, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o Pronto Atendimento 24h, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e até a APAE Escola Especial Deus Menino estão interligadas no sistema de atendimento de pacientes.

“Essa informatização permite que os médicos tenham acesso rápido e fácil ao prontuário dos pacientes, seus medicamentos em uso, consultas anteriores, enfim, um histórico completo. O atendimento e tratamento acabam sendo muito melhor e também eficazes”, analisa o secretário de Saúde, Vinício José Santos.

Outra inovação é a inclusão do CAPS e da APAE no sistema. O secretário explica que como se tratam de pacientes com peculiaridades específicas, foi necessário a inclusão das duas unidades na informatização. “Dessa forma o acompanhamento médico destas pessoas também se torna facilitado”, comenta.

O profissional da Tecnologia de Informação da Secretaria de Saúde, Leandro Kraemer, comentou que o trabalho iniciou em novembro passado e demandou dedicação absoluta durante seu processo de implantação. “O paciente pode ser atendido em qualquer uma das nossas unidades, o médico saberá seu histórico com uma simples consulta do prontuário eletrônico no sistema”, enaltece.

A informatização vale também para os exames de Raio-X e Laboratoriais. Além disso, a Secretaria já implantou comunicação com os pacientes da rede pública através de mensagens SMS via celular. “É uma forma de garantir que o paciente seja avisado sobre a data de seus atendimentos agendado. Ele é avisado sobre a hora, data, local e o tipo de atendimento que será realizado”, explica.

Para eficácia dessa comunicação, a orientação da Secretaria de Saúde é para que os pacientes procurem a Unidade de Saúde do seu bairro para realizar uma atualização cadastral, fornecendo até dois números celulares. O profissional da Tecnologia, Leandro, solicita ainda que os pacientes não troquem de número de telefone para que o sistema cumpra seu objetivo. “Hoje em dia há muita troca, mas pedimos para que mantenham o chip, pelo menos do número fornecido para a Secretaria”, encerra. Ao comparecerem na unidade para atualização, é necessário levar o Cartão do SUS e um documento pessoal.


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com