Balneário Piçarras: Posse dos conselheiros Locais de Saúde


A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras empossou oficialmente na noite desta quinta-feira, 28, todos os Conselheiros Locais de Saúde das Unidades Básicas de Saúde do município. Ao todo, seis conselhos tiveram sua formação sacramentada após processos democráticas de eleição ou ainda de substituição, como foi o caso do bairro Itacolomi.

Com o ato, os moradores dos bairros Morro Alto, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio e Centro passam a contar com a voz ativa dos conselheiros. “O Conselho é um órgão permanente de caráter deliberativo e que tem poder de decisão, participação e colaboração efetiva nos programas e ações que são desenvolvidos em cada Unidade de Saúde”, destacou a coordenadora da Estratégica Saúde na Família, Bruna Emanuela Machado, durante seu discurso.

“O Conselho configura-se como uma grande etapa de discussão coletiva sobre a saúde coletiva e da participação popular, estimulando na população o direito de exercer a participação nas ações da unidade”, completou Bruna. A gestão dos conselheiros recém empossados será de 24 meses, sendo o Conselho formado por pessoas da comunidade e trabalhadores da Unidade Básica de Saúde.

O prefeito Leonel José Martins participou da posse e destacou a importância da participação popular na efetiva fiscalização sobre as ações governamentais em cada Unidade Básica de Saúde. “O Governo Municipal sozinho não faz nada. Precisa da participação população, da opinião pública, precisa dos Conselhos Locais de Saúde para que a gente possa ter uma saúde muito mais eficiente e eficaz no nosso município”, discursou. Ele ainda destacou os recentes números regionais, que apontam o Balneário Piçarras como o município que mais investe em Saúde: 25,91% (R$ 18.273.532,76).

O secretário de Saúde, Vinício José dos Santos, reforçou ainda que os conselheiros locais de saúde serão os olhos fiscalizatórios da governança dentro de cada unidade. “Através de vocês (conselheiros) estaremos fazendo uma gestão mais forte e direcionada a suprir demandas específicas de cada bairro”, comentou. Disse que ainda que “estes grupos são responsáveis por intermediar as conversas com a Secretaria de Saúde”, finalizou.

O enfermeiro Juliano Busana ainda realizou uma breve palestra aos conselheiros presentes na cerimônia. Ele reforçou a importância do trabalho dos grupos para o crescimento dos índices de saúde do município, destacando as áreas de atuação e um vasto leque de ações permitidas aos Conselhos. O Conselho Local de Saúde é um órgão de controle social de caráter deliberativo, participativo, fiscalizador a fim de que o Sistema Único de Saúde seja fortalecido com uma atuação direcionada para a realidade (necessidades) da sociedade.

Em Balneário Piçarras o Conselho Local de Saúde teve sua implantação em dezembro de 2015, na Unidade Básica de Saúde do Itacolomi/Bela Vista. Em fevereiro de 2017, através de iniciativa da Atenção Básica, juntamente com as Estratégias de Saúde da Família das unidades, o projeto foi disseminado em toda a cidade.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JOAO APOLINARIO DE BORBA (UBS Morro Alto)

Representantes dos Usuários:

​-​Amadeu Onofre - Sirlei da Silva - Miria Braga de Barros Nascimento - Rosilene Bento Borba - Andreia da Silva Trindade - Renata Batista de Souza - André Luiz Gonçalves - Luzmari dos Santos

Representantes dos Trabalhadores:

- Rosani Vailatti Valdrich - Fabiana da Cunha - Claudia de Souza - Raissa Orlof - Daltina Pedroso de Souza Furlani - Gislaine Coradi - Ivone Bertoldi - Lucia Dagmar Rupp UNIDADE BASICA DE SAUDE GREGORIO DE ALMEIDA (UBS Nossa Senhora da Paz)

Representantes dos Usuários:

- Acionete Maria dos Santos Marques - Maria de Fátima Miguel - Rainoldo A de Andrade - Danielle Heidenrich Garcia - Asta Luciano - Mario José de Souza - Monica Vicente - Natalícia da Cunha Pereira

Representantes dos Trabalhadores:

- Anna Vitti - Rosane Terezinha Gonçalves - Suzarte Marion - Elaine Maria da Silva - Cauê Fornasari - Janine de Souza - Eliane Machado Severino - Silvia Paulina UNIDADE BASICA DE SAUDE OSORIO DOMINGOS CORREA (UBS Central)

Representantes dos Usuários:

- Adriana R de Liz - Edvirge Maria Battisti Vacaro - Laura Silvia Figueredo Cabral - Luiz Carlos da Silva Filho - Adilson Lacerda - Bruna Emanuela Machado - Ivan Alcione Costim - Rosa Maria Tesser

Representantes dos Trabalhadores:

- Andreia Pedroso da Silva - Marcia Suzana de Mello - Andrea Taques - Claudia Regina B. de Oliveira - Rosemar Pauly - Claudete da Silva - Jamili Caporasso - Eduarda Maria Santanna

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MARIA EPIFANIA DE BORBA (UBS Santo Antônio)

Representantes dos Usuários:

- Rosane Algauer - Marcia Soares - Sonia Regina Spolt Reis - Rosileia Kirschner

Representantes dos Trabalhadores:

- Luchirlei Vanessa de Borba - Gilberto José Cardozo - Dayane Fabrícia da Rosa - Luciana Philippsen

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DOMINGOS EDUARDO SOARES (UBS Nossa Senhora da Conceição)

Representantes dos Usuários:

- Denise Ferreira de Miranda Feitosa - José Melo Feitosa - Pedro José Germano Bovve - Rita Isabel - Domingos Santana - Allana Cristiny Souza Gaya - Manoel Leonardo de Almeida - Wilson Aparecido de Oliveira

Representantes dos Trabalhadores:

- Camila Assini - Daiane Ignácio - Paulo Roberto Rezendo - Ellen Cordova - Leonor Santana Melo - Pedro Silva Lambert Pereira - Gabriela da Silva - Leila Macedo


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com