Praia de Balneário Piçarras é aceita em júri nacional do Bandeira Azul


Candidatura da cidade vai agora para júri internacional; definição vem em outubroO sonho de hastear a bandeira azul na praia de Balneário Piçarras ainda neste ano está cada vez mais próximo. A candidatura da cidade foi avaliada pelo júri nacional do Bandeira Azul na última semana, que informou a aceitação para o hasteamento da bandeira na temporada Bandeira Azul 2018/2019 e a recomendação positiva para apreciação do júri internacional.

O Júri Nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Secretaria do Patrimônio da União, Ministério da Educação, SOS Mata Atlântica, Agência Costeira, ACATMAR – Associação Náutica Brasileira, SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.O júri internacional irá se reunir em setembro, em Copenhagen, para a definição final da candidatura.

O resultado será divulgado em outubro. O presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA, Marcos Zaleski, está confiante: “A expectativa é boa. Os relatórios apontam que a nossa cidade está muito próxima de ser certificada e, acreditamos que para o início da temporada de verão 2018/2019, a bandeira já estará hasteada”, frisou.

O trecho a ser certificado pela Bandeira Azul em Balneário Piçarras é da descida da Avenida Getúlio Vargas até a Rua 2660, que deve ainda sofrer modificações, como por exemplo, a implantação de banheiros, vagas de estacionamento exclusiva para idosos e portadores de deficiências, sinalização, além de passar a obter um programa de coleta de resíduos diferenciado, limpeza intensificada, atividades de educação ambiental e rígido controle de balneabilidade.Junto de Balneário Piçarras, outras 14 candidaturas de praias de diversos lugares do país também foram aceitas pelo júri nacional, incluindo as cidades também catarinenses Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

De acordo com Marcos, se caso for aceita a candidatura, a bandeira fica hasteada durante a temporada de verão: “Aqui para o sul, todas as praias a serem cerificadas seguem o mesmo padrão de certificação para a temporada de verão. Após o período, quando inicia a baixa temporada, a bandeira é arriada e inicia novamente o processo para a candidatura à próxima temporada de verão”, explicou.Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.

Oferecimento:


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com