Bombeiros Voluntários tem novo comandante em Barra Velha


Bombeiros Voluntários

Thiago Fernandes é o novo comandante em Barra Velha

Socorrista prestou serviço por oito anos no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha tem novo comandante. Trata-se de Thiago Fernandes, de 32 anos, que assumiu a posição dia 12 de abril, sucedendo o trabalho da ex-comandante Kelly Paloco. Thiago é o novo responsável pela corporação que luta com dificuldades pela própria subsistência, mas mesmo assim, enumera melhorias iniciadas na gestão anterior e que estão avançando para retirar o quartel do quadro de crises e dificuldades que quase comprometeram os serviços da corporação.

Thiago, formado no Ensino Médio, já possui mais de uma década de dedicação à causa dos voluntários. Ele atuou por oito anos no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, mais tradicional corporação do gênero no Estado, onde garantiu sua formação. Em Barra Velha, chegou a subcomandante.

“Na verdade, comecei como voluntário em Joinville, e depois, por três anos, trabalhei como funcionário desse mesmo quartel”, detalha ele. Já formado, Thiago passou a atuar como bombeiro civil no Parque Beto Carrero World, em Penha, na fábrica da BMW, em Araquari e também na ambulância da Autopista Litoral Sul. Possui também várias capacitações e cursos de resgate, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e outros.

O final do mandato de Kelly, sua esposa, fez com que ele voltasse a Barra Velha, com suporte do quartel joinvilense. Kelly passou ao cargo de presidente-gestora da instituição, em substituição a Vânio Mattei, outro ex-comandante e que agora é o novo secretário.

Segundo Thiago, os problemas decorrentes da falta de recursos já vinham sendo amenizados com planejamento estipulado por Vânio, Kelly e a diretoria, embora a situação ainda seja grave. “O que nós não podemos é parar. Somos a corporação original de Barra Velha, com milhares de atendimentos prestados”, diz Thiago.

Com apoios vários, o grupo conseguiu, nos últimos meses, a restauração das duas ambulâncias que estavam paradas no pátio da corporação, na localidade de Pedras Brancas (antigo DNER), e elas já estão em atividade novamente. Atualmente, a corporação conta com 18 socorristas ativos.

Outra boa notícia foi a destinação do Caminhão Mercedes Benz Auto Bomba Tanque, um veículo mais antigo, de 1977, mas totalmente revisado e em excelentes condições de uso, segundo o comandante. “Era de Joinville, o quartel de lá foi o único dono.

Com os recursos da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, a ABVESC, ele agora está à disposição de Barra Velha”, detalha. “Tem capacidade para 10 mil litros, é pouco rodado apesar da idade, e nos ajudará bastante”, observa ele. Esse caminhão é equipado com combate a incêndios florestal, residencial e edificações.

Outro avanço foi o curso visando a nova certificação dos socorristas, que ocorreu em Joinville, com os 18 voluntários de Barra Velha, a abertura da qualificação para motoristas, e o início do planejamento da atividade operacional com os bombeiros para 2017. “Estamos com muitos projetos. Reiniciaremos inclusive as aulas para os bombeiros mirins”, anuncia o novo comandante.

A corporação retomou também as atualizações das ocorrências no Facebook, a cada 8h, e também o repasse de ocorrências à imprensa através do Wattsapp. Thiago também treinamentos semanais dos socorristas, todas as sextas-feiras, às 19h30, visando a reciclagem de conhecimentos.

Campanha da conta de luz

Thiago informa que como está em andamento essa reciclagem e também a reforma geral da frota, assim que essas etapas finalizarem, a campanha do mantenedor via conta de luz será retomada. “O que queremos é levar a frota recuperada rua por rua, mostrando à comunidade que estamos saindo da crise, e sobretudo, prestando serviço”, diz ele. “Sei que conseguiremos muitos mantenedores a partir disso”.

A corporação também está montando a nova central telefônica, e passará nas próximas semanas a operar com o fone 199, da Defesa Civil, autorizado pelo prefeito Claudemir Matias (PSB). Por hora, os atendimentos e chamadas ao CBV seguem pelo fone tradicional, o 3446.0000.

Assessoria de Imprensa Voluntária

Juvan Neto - Jornalista SC 01359 JP

Fones (47) 9921 4527 e 3456 3402


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com