Penha: Alunos recebem palestra sobre cuidados com animais domésticos


Advogada. Especialista emA Secretaria de Agricultura e Pesca realizou na terça-feira, 1º de dezembro, palestra no Grupo Escolar Municipal Antônio José Tiago abordando a temática dos maus tratos e abandono de animais. Além das lições, a equipe da Secretaria ainda apresentou o "Bóris", cachorrinho resgatado por maus tratos e que hoje está totalmente recuperado.

"O intuito é conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar dos animais domésticos. Há toda uma responsabilidade sobre ter um cão ou um gato que precisa ser instigada nas pessoas desde cedo e nada melhor do que fazer isso no ambiente escolar", explicou o secretário, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão.

A equipe técnica da Secretaria usou de muito dinamismo para abordar o assunto com os pequenos. Além da temática principal, questões como importância da castração, adoção de animais e o reflexo social destas práticas foram lançadas às crianças. "Com essa palestra encerramos o ano. Assim que as aulas recomeçaram no ano que vem voltaremos às salas", citou Ferrão.

CASTRAÇÕES

Recentemente a Secretaria de Agricultura e Pesca de Penha concluiu o processo de renovação de seu trabalho de castração gratuita de cães e gatos. Com investimentos na ordem de R$ 26.499,00 o trabalho será desempenhado através de convênio vencido por processo licitatório pela Clínica Veterinária Saracura.

"Esse é um trabalho de suma importância para o controle da população de animais de ruas, que além disso, beneficia famílias carentes que precisem castrar seus animais domésticos", explica o secretário. Com o novo convênio, cerca de 50 castrações serão realizadas mensalmente, em média.

Além das castrações, o convênio também possibilita a realização de procedimentos clínicos e realização de exames, como o raio-x, por exemplo. "O grande intuito desse trabalho é contemplar famílias de baixa renda, incentivando ainda a adoção de animais de rua", completa Ferrão. Ao longo dos últimos anos 1.714 castrações foram realizadas.

Para ter acesso ao trabalho, as pessoas precisam procurar a sede da Secretaria, que fica na Rua Manoel Henrique de Assis, no Centro. Segundo Ferrão, é preciso ser morador do município e comprovar impossibilidade de realizar a castração por um convênio particular. "Há inclusive visitação de pessoas beneficiadas com o projeto para comprar as informações repassadas", frisa. O telefone da Secretaria, para informações adicionais, é o 3345.3256.

O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), comentou que é importante que municípios vizinhos implantem projetos semelhantes, estimulando a diminuição no número de animais de rua e incentivando a adoção. "Hoje temos muitos pessoas de outras cidades que nos procuram para ter acesso à castração de seus animais, mas infelizmente só podemos beneficiar nossos moradores", finaliza.


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com