Curso de AEE - Atendimento Educacional Especializado


Participaram da formação 22 Professoras

No dia 30 de Setembro a SEMEC através da Coordenação da Educação Especial encerrou o Curso de Atendimento Educacional Especializado, que teve início em junho de 2014 com encerramento no final de setembro de 2015.

Participaram da formação os Municípios: Barra do Sul, São João do Itaperiú, Governador Celso Ramos, Araquari, São Francisco do Sul e Barra Velha. Participaram da formação 22 Professoras.

O objetivo do Curso: Formar professores para atuar no AEE Atendimento Educacional Especializado (Salas de Recursos Multifuncionais).

O AEE é uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), e é um serviço da Educação Inclusiva que ajuda a identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos para atender os alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento Altas Habilidades/Superdotação.

É função do professor do AEE organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno com deficiência e que estimulem o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem. É também seu papel produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos na sala de aula do ensino regular. Esse trabalho deve se realizar focalizando as atitudes do aluno diante da aprendizagem e propiciar o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social. No trabalho do AEE, o professor exerce um papel importante na construção do conhecimento do aluno. O aluno com deficiência constrói conhecimentos exercitando sua atividade cognitiva que é estimulada pela intervenção intencional desse professor. O trabalho do professor de AEE consiste na gestão dos processos de aprendizagem, na avaliação desse processo e em seu acompanhamento.


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com