Oficinas culturais da FUMTEC incentivam a produção de documentário em Barra Velha

Objetivo é produzir material sobre a cultura e história de Barra Velha

A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha está desenvolvendo oficinas em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA. O primeiro Projeto aprovado pelo CMDCA e que já está em andamento consiste na realização de encontros onde os alunos estão conhecendo a história do cinema e as técnicas para a elaboração de um documentário, sendo uma escola por bairro e uma turma escolhida junto a direção.

Para a gravação, alguns moradores antigos da região onde a escola está sediada estão sendo entrevistadas e o processo de filmagem e entrevistas realizado pelos alunos, equipe técnica responsável e direção de cultura da FUMTEC. As escolas Astrogildo Odon Aguiar, no Centro, e Escola Reunida Municipal Prefeito Bernardo Aguiar, no bairro Pedras Brancas, já participaram das oficinas.

O resultado final da Oficina de Audiovisual “Cultura e História de Barra Velha” será a produção de 700 DVD`s contendo um documentário sobre a história de Barra Velha. Além dos moradores, pesquisadores e historiadores, outras personalidades que poderão contribuir com o Projeto serão entrevistadas. Haverá lançamento do material produzido para a comunidade, em todos os bairros do município, integrando o Projeto “Cultura nos Bairros”.

Outro projeto que a FUMTEC está preparando para apresentar ao CMDCA é a produção de um livro interativo sobre a história do município para os alunos da Pré-escola. As professoras participaram de um passeio turístico e cultural para observação do município na região central, bairros e interior, conhecendo as suas histórias e potencialidades. No segundo encontro, as professoras iniciaram a escrita do livro para as crianças, onde as mesmas terão a oportunidade de conhecer a história de Barra Velha de forma lúdica e atraente. As duas iniciativas são inéditas e buscam suprir a falta de materiais didáticos nas instituições escolares de Barra Velha.


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com