Defesa Civil de Santa Catarina Alerta: Previsão de chuva entre sexta (13) e sábado (14) com volumes

ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte estão em cotas de emergência, a maioria está baixando lentamente e em alguns locais continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas desde o domingo (08).

AVISO HIDROMETEOROLÓGICO: Previsão de chuva entre sexta (13) e sábado (14) com volumes significativos em SC. Nas regiões Oeste e Meio-Oeste, em torno de 80-150mm e 90-140mm, respectivamente. Há previsão de chuva forte também no Planalto Sul 70-105mm e Litoral Sul, com volumes de 60-85mm. No Vale do Itajaí e Planalto Norte, os acumulados podem variar de 35-60mm. Nas demais regiões do Estado a chuva esperada é de 25-40mm. Há possibilidade de pontuais maiores em todas as regiões citadas, isoladamente.

Caso se confirmem, as chuvas podem agravar as inundações na Bacia do Rio Iguaçu, no Planalto Norte e podem ocorrer inundações de pequeno porte no Alto Vale do Itajaí, especialmente nas regiões de Taió e Rio do Oeste. Poderão também haver alagamentos e inundações no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, e alagamentos pontuais no Litoral Sul.

Haverá também risco de deslizamentos especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul, Planalto e Litoral Norte e Vale do Rio do Itajaí.

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.


 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com