Araquari: Fórum debate lei que obrigada escolas a ensinarem cultura e história negra

A lei 10.639 que obrigada todas as instituições de ensino do país a lecionar cultura e história afro-brasileira foi criada em 2003, mas o Brasil, apesar de ter metade da sua população identificada como preta ou parda, infelizmente, a história das raízes africanas, ainda é um tema pouco abordado nas salas de aula.

Em Araquari, representantes da cultura negra realizaram no auditório da polícia militar da cidade, um fórum para debater com professores, a necessidade de se ensinar o tema. Sem deixar para trás, a origem portuguesa e a indígena, o conteúdo precisa abordar a vinda involuntária dos africanos, a cultura, a luta do povo negro no país e toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.

Em Araquari, segundo a coordenadora de educação Mariza Vazquez, a lei está sendo aplicada na rede municipal desde sua criação. “Nós trabalhamos em sala de aula, não apenas na disciplina de história, mas de artes e geografia também, sem excluir os outros povos e contextos”. Mariza diz que o acervo sobre a história e cultura negra ainda está sendo montado e que já possuem bastante material de literatura infantil.

Em Araquari, antes mesmo da lei, a cultura negra já vinha sendo trabalhada em sala de aula, assim como a açoriana por fazerem parte da formação e colonização da cidade.

#ARAQUARI

 © Copyright 2005 - 2020  redebv.com